Leia para uma criança...

Oi gente tudo bem com vocês?! Hoje eu quero compartilhar com vocês um assunto um pouco chato. Para quem não sabe, sou professora de inglês. E nas minhas aulas temos Let's Talk ( nada mais é do que conversarmos em inglês). E uma das minha perguntas é "Você gosta de ler livros?" ("Do you like to read a books?) e alguns alunos dizem NÃO! E a única coisa que eu penso é "tá explicado". (É nesse momento que eu entendo sua dificuldade com o inglês e até mesmo do próprio português).

A pessoa que não lê tem dificuldades em aprender outro idioma, mais ainda em fazer frases. Não é nenhuma pesquisa científica nada disso. É apenas minha humilde opinião após observar tais alunos. Um dia em uma aula pedi para que criassem um diálogo, eu tive alguns alunos que NÃO SABIAM o que era isso. A pessoa que não lê demora muito mais para compreender um texto em outro idioma, do que aquela pessoa que lê muitos livros e etc. E eu digo mais, não somente em outros idiomas, na própria língua mesmo. Eu sei que o português é um pouco complicado tem bastante regras e etc. Mas se a pessoa não faz o mínimo para compreender o nosso português, que é somente ler, imagina quem não lê então...




Isso foi apenas uns dos exemplos que eu já presenciei na minha sala de aula. E eu faço campanha para que todos leiam alguma coisa que gostem, seja em um jornal falando do seu time favorito, seja uma bula de remédio qualquer coisa, pois acredito muito que o mal da humanidade é a falta de leitura.

E é exatamente por isso que decidi fazer esse post, para que TODOS incentivem seus filhos, suas crianças a lerem desde cedo, pois depois de uma certa idade fica um pouco mais complicado de querer inserir isso no mundo deles. E aproveitando essa deixa, não poderia deixar de divulgar, compartilhar a super ideia do banco Itaú. Eu já adquiri o meu ano passado e esse ano temos de novo... LEIA PARA UMA CRIANÇA e torne o mundo MELHOR.

Você pode solicitar os livros do Itaú e simplesmente ler para uma criança, eu irei sortear na minha turma, principalmente para aqueles que não gostam de ler #ficaadica
Façam bom proveito e SOLICITE: site do Itaú
Infelizmente ou felizmente já está esgotado a edição em braile, eu não tenho alunos cegos, mas se tivesse já teria solicitado também.

Espero que tenham gostado.. E se alguém tiver alguma sugestão para me dar para eu incentivar mais a leitura nas minhas aulas, por favor, me falem.

21 comentários:

  1. OI Ane!

    Adorei o post.
    Sabe que até me deu vontade de fazer um curso de inglês. Guria, sou péssima. Mas tenho muita vontade de ler livros em inglês, quem sabe isso me anima, mas eu acho tão difícil....

    Beijos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa! Aiii que bom, tomara que você faça mesmo! Não seja pessimista, sabe sim ;)
      Super beijo!

      Excluir
  2. Ah vc disse tudo!!! Infelizmente muitas crianças não gostam de ler...mas isso é muita falta de incentivo dos pais. E temos sim!!! Que incentivar muitos a ler. Principalmente as crianças.
    Gostei demais da sua postagem.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, pois é também acho...É uma via de mão dupla, pais e professores... Se o professor também não incentivar, também será um caso grave!!!
      Que bom que gostou flor!
      Beijooos

      Excluir
  3. Nossa, às vezes pergunto para meus amigos o que eles estão lendo e eles dizem que odeiam livros. Eu fico espantada, mas isto vem de criação, desde a infância. Eu lembro do primeiro livrinho que eu li e como eu amava ler.Mas é assim mesmo, o importante é os professores também adicionarem esta cultura aos alunos! :)

    Abraços.

    Greice Negrini

    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice! Nem me fale, já ouvi muito isso e ainda era conhecida como nerd só por gostar de ler ¬¬

      Beijos flor, concordo com o que você disse ;)

      Excluir
  4. Oie minha linda, tudo bem?
    Então, estava lendo o seu post e achei bem interessante, até porque eu também apoio essa ideia de incentivar as crianças para leitura, até porque faz muito bem.
    E outra coisa, vc falou de entendimento em outras linguas e me lembrei do meu inglês hoje, porque fiquei completamente desatualizada das minhas aulas e ai entreguei umas tarefas e o meu professor disse que confundi muito passado com o presente. E isso para mim é TRISTE !! hahahahaah...Mas é aquele negócio...se vc n pega todos os dias para estudar como é meu caso =x o negócio não vai de jeito nenhum !
    Estou falando isso, porque tipo, tem que ter persistência na parte dos pais.
    Principalmente para que a criança fique atenta ao que está lendo ou ouvindo.
    Enfim...
    Achei muito legal mesmo a postagem
    Parabens viu ?!
    Se cuida e fica com Deus querida
    =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana! Exatamente, tudo que a gente não usa, seja no inglês ou em português a gente acaba esquecendo (maldito cérebro né?! hahahahha)
      Que bom que você gostou flor!
      Suuuper beijo!

      Excluir
  5. Adorei seu post, isso é realmente importante, aliás, deveria ser até uma dica de saúde pública, porque ler é saudável, faz bem a alma e ao corpo. Eu sempre tive acesso aos livros, mesmo
    que emprestados desde bem pequena leio muito e meus filhos desde bebês são presenteados com livros e revistinhas, e sim, leio pra eles.
    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi!
      Concordo plenamente contigo...Acho linda a tua relação com os teus filhos, sério, fico babando... E babei mais ainda quando a sua filha disse que queria ser blogueira e sereia, muuuuito amor! Tu és um exemplo Vivi!

      Excluir
  6. Muito nobre isso, sou a favor de uma boa leitura SEMPRE !
    BEIJOOS!
    http://palavrasexpressamsentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca! Que bom que gostou!
      Beijoooos

      Excluir
  7. Eu sou doida pra ter um filho/filha pra ler muuuito pra ele. Nossa, acho que é algo que todos os pais deveriam fazer, porém nem todos gostam de ler, não é mesmo?

    Já estou seguindo o blog!

    Beijos, Nina.

    http://www.rabiscoseborrroes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina! Nem me fale em filhos, sou louca para ser mãe, mas vai demorar um pouquinho ainda!!!
      Exatamente!
      Já estou seguindo o seu também...
      Beijooos
      http://estoulendoo.blogspot.com.br/

      Excluir
  8. Eu já postei também sobre assunto la no blog e eu acho SUPER válido a gente sempre estar comentando sobre isso. Eu, assim como você, acredito que o grande mal da humanidade é não ler e nem incentivar os jovens a lerem. Vejo que muitas vezes, as escolas obrigam os alunos a leem livros que eles não gostam e acredito que isso seja uma falha. A leitura deve partir naturalmente de cada um e é preciso ser incentivada de maneira correta.
    Amo por demais!!!
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeh! É verdade, eu já sofri com isso, em ser obrigada a ler livros que eu nem estava com vontade...Isso mesmo, a partir do momento que a pessoa encontra o seu "estilo" de leitura tudo se encaixa ;)
      Beijooos flor!

      Excluir
  9. oooi flor, que blog lindo, mto booooooom!
    adorei o seu blog e to seguindo aqui =)

    Se puder segue o meu tbm ?
    entrandonamoda.com

    e curtir a fanpage do blog ?
    https://www.facebook.com/pages/Entrando-na-Moda/407482356018995

    Beijos s2

    ResponderExcluir
  10. Também gostei da postagem, super legal!
    Meninas convido vocês para lerem meu book, lançado pela Novo Conceito "Feitiço" espero que curtam s2
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir

  11. Olá, tudo joia?!
    Está lindo seu blog, já estou te seguindo...
    Segue o meu tbm, eu iria adorar!!!
    http://manyelly.blogspot.com.br/
    http://www.pinterest.com/manyelly/
    Sucesso para você!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. As crianças de hoje em dia não gostam de ler, pois não vêem os pais lendo
    Não tem esse habito, assim não dá para tratar a leitura com normalidade
    Mas temos que mudar isso, e acredito que os blogs vem ajudando um pouco
    Pelo menos sabemos que esses blogueiros tem o habito de leitura que irá influenciar bastante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ane. O blog está lindo. :)
    Adorei o post. Ótima dica! Ler é maravilhoso e é fundamental que incentivemos outras pessoas a ler. E uma boa forma de se fazer isso é ler para uma criança.

    Beijos e boas leituras.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir