Um vício chamado ...... Dicionário

Oi gente! Pois é, como podem ver além de gostar muuuuuuito de livros, sou quase uma colecionadora de dicionários. Eu não consigo imaginar algo mais útil do que este pequenino "livro" cheio de palavras e significados. Vamos ver alguns dos meus queridinhos:


Como vocês podem ver existe dicionário da época de trinta em que recém tinha começado a escrever. E ainda está faltando mais três. Um está numa caixa por que é enorme e na minha opinião é o melhor dicionário que eu tenho. Ele é muito completo e foi adquirido quando meu pai dava aula ainda. E outros dois um de português e outro de inglês está com o meu irmão.



O Aurélio foi meu primeiro dicionário e eu nunca me esqueço, eu estava na segunda série procurando o significado das palavras que eu não sabia do Hino Nacional (Meu Deus). Como podem ver ele é o mais velhinho, nem capa tem mais, imagina uma criança levando um dicionario para aula com outras crianças pedindo emprestado. (Não quero mais imaginar).


A pessoa gosta tanto de dicionário que até em 1,99 ela comprou. Comprei por olho, por que achei bonitinho e porque precisava para dar algumas aulas. Confesso que é uma porcaria, a folha é aquelas de "jornal" sabe?!  E não digo por causa disso, mas por que ele é totalmente incompleto, serve apenas para algum assunto específico que você tem CERTEZA que vai ter no dicionário, para uma aula, por exemplo. Não recomendo que comprem esses dicionários de lojinhas de 1,99 ou 2,00 ou qualquer outra coisa do gênero.

E vocês gente, gostam de dicionários, "colecionam"?



25 comentários:

  1. Oi Ane!

    Menina, que vício diferente... Atualmente eu comprei um Aurélio atualizado...

    Outros vícios que eu tenho além de livros, são esmaltes, tenho muitosss... Estou sempre comprando.

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Ahh, esqueci de dizer que também adoroo comprar canetas e coisas de papelaria, post it e por aí vai.. shaushau

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei seu blog estou seguindo :)]
    convido vc a conhecer o meu blog se gostar é só seguir

    queziamakeup.blogspot.com.br

    Olá adorei seu blog estou segbuindo :)
    convido vc aconhecer o meu blog se gostar é só seguir

    queziamakeup.blogspot.com.br

    se inscrevam no meu canal: https://www.youtube.com/user/QueziaMakeup

    facebook:https://www.facebook.com/quezia.martins.161

    fanpage:https://www.facebook.com/queziamake?ref=hl

    twitter:https://twitter.com/QueziaMartins6

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ane. De inglês, tenho alguns de papel e um eletrônico. De português, tenho uma coleção antiga, e também uso bastante os da internet. mas tenho um histórico: é de 1929, e pertenceu a Francisco Scalli. Não sei quem ele foi, mas tem uma rua aqui em Petrópolis com o nome dele. Tem a assinatura dele na primeira página, e uma data. É um dicionário de rimas poéticas.

    ResponderExcluir
  5. rsrs gostei da ideia, isso me remete A menina que roubava Livros no momento em que ela decora as palavras para saber seu significado depois. É fascinante mesmo! Mas confesso que não conhecia ngm com esse vício rs

    ResponderExcluir
  6. Não coleciono, infelizmente :/ Mas eu gosto muito de dicionários, principalmente porque os livros que eu leio tem várias palavras que eu desconhecidas. Tenho um app no celular.
    the-paradiise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie, prazer te conheci por conta da Nessa, rsrs, seguindo aqui e retribuindo a visita.
    Menina, que coleção maravilhosa que tem, eu também gosto de dicionário, mas só tenho um mesmo, alias dois, um Aurelio e um em inglês, e gosto muito de sempre o pegar e conhecer novas palavras!
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro dicionários.
    E vou te confessar que é a primeira postagem que leio falando deles.

    Perfeito.
    Adorei seu blog.
    Visita lá, se gostar siga e avise, retribuo.
    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  9. Amo!
    Tenho um juntinho de mim!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Oi Ane ;)
    Eu gosto de dicionários, tenho alguns que confesso estão perdidos em minha bagunça que chamo de quarto, mais não tantos quanto você! rs
    Sabe que o meu primeiro também foi o "Aurélio" e também foi nessa aula de procurar as palavras do hino que não conhecia! Estudamos na mesma escola ou todas as segundas séries tem essa aula...rsrs

    Adorei conhecer a sua coleção, ela é bem mais legal e intelectual que a minha (eu coleciono bonecas da Monster High - Aiii senhor como sou fútil! kkkk)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella


    ResponderExcluir
  11. Eu tb gosto de dicionários, mas não coleciono. Tenho alguns em casa e, de vez em quando, costumo viajar por aquelas palavras todas e sempre aprendo alguma nova!Adorei seu blog e post!bjs,

    ResponderExcluir
  12. eu tenho apenas um dicionário, mas um dos livros mais importantes, mta gente ignora o dicionario e esquece a importancia que ele tem neh?!

    bjos

    http://livrostrip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. kkkkk eu adorei seu vício, nunca tinha pensado que alguém poderia ter um assim... rsrs Eu tenho um mini aurélio daqueles que dão/davam nas escolas e um aurélio tamanho família, ele é muito gigante, se quiser depois tiro uma foto e te mostro... *-* Meu xodózinho né... rsrs

    Tem selinho para você, passa lá no blog e pega:

    http://www.darealidadeaosonhos.com/2013/08/selo-versatile-blogger-e-book-forever.html#.Ug4kc9KUS_g

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante,mas se desejar seguir, saiba que sempre retribuo seguido
    também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  15. Acho que aqui em casa eu só tenho um Oxford que uso para as aulas de Representação Temática. O livro é inteirinho em inglês.
    E tenho um espanhol antigo e acho que uns dois em português. Minha filho tem um em inglês com figurinhas.
    Sou muito ligada neles não, mas é necessário ter em casa.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!! Este é um convite para você participar do “Grupo Academia Machadense de Letras”, onde você poderá publicar gratuitamente seus poemas, contos, crônicas, livros, música; textos sobre saúde, releases de CDS e DVDS, eventos, lançamentos, sugestões de filmes, Artes, Shows, teatro, cinema, dança, artesanato... Acesse o link abaixo e no canto superior direito clique em (PARTICIPAR). Grande abraço!
    ---------------------
    https://www.facebook.com/groups/149884331847903/
    OBS:
    Em novembro (2013) a Academia Machadense de Letras, localizada em Machado, sul de Minas, realizará o IX Concurso de Poesias "Plínio Motta" (tema livre). Assim que sair o regulamento eu avisarei a todos Contamos com a sua participação.

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante seu vício em dicionários :D

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ane.
    Eu nunca fui viciada em dicionários mas acho muito bacana, hoje em dia eu tenho muito poucos porque é tudo muito fácil de se encontrar na Internet. Mas mesmo assim muito bacana.
    Não sei se você já respondeu, mas deixei uma Tag pra você lá no Blog:
    Beijos,
    Yasmin
    http://deitadosnagrama.blogspot.com.br/2013/08/tag-nacionais-na-minha-estante.html

    ResponderExcluir
  19. Menina, juro que até hoje não tinha conhecido ninguém com esse amor por dicionários! :D

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ane!
    Bacana você mostrar os seus dicionários e contar um pouco da relação que você tem com eles. Também gosto muito de dicionários e há uns 2 anos consegui realizar um sonho graças a uma promoção da internet: comprei o Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Não sei se já ouviu falar, mas ele é excelente (pra mim o melhor). Ele é enorme, tem mais de 3.000 páginas. Confesso que ele não é nada prático para carregar, mas como sou professora é ótimo tê-lo para consulta em casa.

    Beijos,
    Nina

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ane!
    Nunca encontrei uma pessoa que é viciada em colecionar dicionários, adorei! haha
    Beijos,
    Amanda.
    http://havingbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Ane, perdão pelo sumiço.
    Eu curto dicionários sim, eles são tudo na vida dos leitores, pois sempre tem aquela palavrinha que não sabemos bem o que significa, e sempre temos de ter nosso "salvador" por perto. Mas colecionar eu não coleciono, só tenho mesmo o básico e inestimável "Aurélio" aqui em casa. Mas amei sua coleção, achei fofa essa sua paixão.

    Beijos
    Viviane
    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/08/resenha-as-relacoes-perigosas-choderlos.html#more

    ResponderExcluir
  23. Buenas Ane! Legal esse teu post. Eu tenho pavor dos dicionários do David Conrad que ele já virou uma piada interna durante as aulas. Meu mini-dicionário preferido é o Password, conciso e claro. Já quando falamos dos mais completos, minha escolha é o Oxford mesmo. Já estou seguindo, um abraço!

    ResponderExcluir
  24. Não coleciono dicionarios, mas sempre tenho um em mãos, porque nunca se sabe quando vamos precisar.rsrs
    O meu dicionário de inglês é o da OXFORD, muito bom, sempre estou usando.

    Também tenho um blog de livros, se puder conferir.
    Beijo

    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Ane!
    Confesso que com o computador agora sempre "as mãos" nos celulares, o dicionário acaba sempre em segundo plano!
    Eu devo ter um da época do colégio, hahaha!

    O que eu mais gostei dos teus é justamente o mais antigo, gosto bastante de livros com essa aparência!

    Um beijo, Fran!
    www.blogdaruiva.com

    ResponderExcluir