Um clássico: Ana terra..

Oi gente! Hoje irei compartilhar o que eu achei de Ana Terra. Primeiramente Ana Terra é um personagem que integra uma trilogia de O tempo e o Vento de Érico Veríssimo.

Sinopse:
Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando", costuma dizer Ana Terra, que reside com os pais e os dois irmãos numa estância erma do interior gaúcho, na segunda metade do século XVIII. O cotidiano dos Terras é duro, penoso, arriscado. Tiram sustento da colheita. Calculam a passagem do tempo observando a natureza. Vivem sob o perigo de ataques de índios ou de renegados castelhanos, estes últimos recentemente expulsos do Continente de São Pedro. Ana Terra, única filha mulher, é impedida de comprar um espelho, "coisa do diabo", objeto fútil nesse ambiente austero. Sem ter onde mirar-se, só pode contemplar sua figura na superfície do regato onde lava a roupa da família. É nesse regato que ela depara com Pedro Missioneiro, ferido à bala. Mestiço de índio nascido numa missão jesuítica, Pedro lutara ao lado dos estancieiros pela expulsão dos castelhanos. Após restabelecer a saúde, pouco a pouco vence a desconfiança dos Terras e a repulsa de Ana, para quem sua "presença era tão desagradável como a de uma cobra". Sem perceber, a moça enamora-se de Pedro, uma atração trágica e irresistível que muda a vida da família Terra para sempre. Marcada por uma beleza áspera, com personagens fortemente ligados à natureza que os sustenta e os agride, "Ana Terra" faz parte da saga "O tempo e o vento", obra-prima de Erico Verissimo.

Opinião:Como podemos ver, essa obra é interessante, principalmente para quem quer conhecer a história do Rio Grande do Sul. Além disso, nos deparamos uma ótima protagonista que consegue cativar principalmente pela sua garra. O que mais me chama a atenção nessa parte é que naquela época as pessoas eram muito preconceituosas, assim que Ana se depara com Pedro, logo começa um interrogatório, feito pelo pai de Ana, seu Maneco. Quando descobrem que ele é índio e que sabe ler, Seu Maneco o deseja fora de sua casa. Pedro então, sai de casa, mas continua muito próximo de todos, pois constrói sua casa perto da sanga. E é a partir daí que Ana e Pedro irão se envolver, mas a família não aceita. 
O que mais predomina nessa obra, são as guerras que acontecem nessa época. Além,é claro,de vários itens históricos do Rio Grande do Sul, as estâncias, o jeito de se vestirem e etc.

Eu acho uma obra riquíssima de tantos elementos e extremamente difícil de resenhar, pois a parte de Ana não é muito grande e qualquer coisa que você fale ou escreva pode ser spoiller, sem contar que eu adorei lê-lo (o que torna ainda mais difícil resenhar).

Mas para quem tem interesse em uma leitura mais clássico com elementos históricos e geográficos e com uma personagem guerreira e extremamente surpreendente vale muito a pena ler.

Eu pesquisei na internet, mas não encontrei o filme todo, mas encontrei o que estava sendo filmado, um mais recente e a Cleo Pires é a Ana Terra *.* (Eu não sei se esse filme já está pronto, se já foi lançado, se alguém souber me avise, pois só encontrei os bastidores).


P.s.: É óbvio que é muito melhor ler o livro, mas para quem tem curiosidade de ver o cenário, as roupas daquela época, enfim, vale a pena conferir e sentir o gostinho aqui do Sul.

A queridíssima Nadia do blog Palavra em movimento encontrou um site que fala só do ultimo filme, que é dirigido por Jayme Monjardim, o site é lindo! E um super obrigada pelas informações Nadia :D (Site) Vale a pena conferir.

14 comentários:

  1. Ane, Li este livro com emoção e descargo de consciência, pois nunca consegui ler todo o Tempo e o Vento. Realmente é um livro de uma beleza ímpar.
    Um abraço. Tenhas um bom dia, apesar da paralisação de quase tudo aqui em Poa.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ane.
    Quero muito ler esse livro! Deve ser ótimo! Adoro conhecer história através da literatura e não li muitos romances históricos brasileiros ainda. O sul tem uma história riquíssima e bem explorada pela literatura, mas ainda não li nada (vergonha).
    Já houve uma minissérie na Globo muita boa sobre a primeira parte da Trilogia O Tempo e o Vento e a Ana Terra era a Gloria Pires, mãe da Cléo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Achei o site sobre o filme.

    http://www.otempoeoventoofilme.com

    ResponderExcluir
  4. Oi linda..

    Erico Verissimo é o cara.
    Mas esta obra eu ainda nem tinha ouvido falar.

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane!

    Acho que há um tempo atrás eu li este livro, mas preciso ler de novo.

    Sobre este filme eu li no site da editora intrínseca, está para ser lançado.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhh acho que este livro foi um dos primeiros que li do Érico Veríssimo e assim ele passou a ser meu autor favorito. O livro é lindo, com uma narrativa maravilhosa. Sou apaixonada por ele.

    Beijos,

    Greice
    www.amigasemulheres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane tudo bom?
    Nossa, sempre tive vontade de ler os livros do Erico e do LF Verissimo. Acho-os escritores fantásticos pelo pouco que já li!
    Gostei de saber mais sobre esse livro!
    Beijão
    Endless Poem

    ps: tá rolando um projeto lá no blog, seria muito bacana se você participasse!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane,
    Eu não conhecia esse livro ainda. Achei muito interessante o fato de ter muita história. Gostei bastante. Vou procurar saber mais.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Blog incrível!!!
    Amei o post!!
    http://meumundorosapynk.blogspot.com.br/
    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Não sou viciada em clássicos, mas as vezes necessito de um. Nunca li nem tinha lido resenhas, mas me parece ser uma boa leitura, ainda mais como vc disse, pra conhecer melhor a região do Rio Grande do Sul.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que tal visitar meu blog e segui-lo? Comecei agora, e estou muito feliz de escrever para todos vocês. Da uma passadinha aqui:

    papodeconfidente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, gaúcha! Por coincidência também sou gaúcha e adorei conhecer teu blog, viu?
    Parabéns pelo sucesso, ele é lindão!
    Sobre a resenha, tá ótima! Apesar de não gostar muito de clássicos, esse seria um que eu leria.
    To seguindo aqui e curti no face :} Retribui?
    http://culturaedonuts.blogspot.com/

    PS: Se conhecer mais algum blogueiro gaúcho, me avisa, pois n conheço ninguém :(

    ResponderExcluir
  13. Faz tanto tempo que não leio um clássico, estou até sentindo falta! Gostei de Ana terra e acho que eu iria me arriscar lendo ele, afinal, gostei do que foi apresentando! Beijos.

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  14. Faz muito tempo li O Tempo e o Vento. Muito bom, vale a pena reler. Abraços.

    ResponderExcluir