Como eu era antes de você

Oi gente! Hoje quero compartilhar minha opinião sobre esse livro incrivelmente surpreendente. Além da capa ser muuuuito linda né?!


Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


O livro conta a história de Louisa Clark, uma moça de 26 anos que não tem muita perspectiva de vida, não cultiva sonhos, desejos muito menos planos para seu futuro. Vive sua vida pacata, sem grandes emoções. Se veste meio brega e ainda tem um namorado metido a atleta chamado Patrick.
Após perder seu emprego em um bar, Lou, como é chamada no livro, vai em busca de um novo emprego, como sempre trabalhou de atendente no bar, a única coisa que sobrou foi cuidar de um homem tetraplégico Will Traynor. Will é um homem fechado, depois do acidente, nunca mais foi visto sorrir, tão pouco conversar abertamente com alguém, extremamente fechado com um toque de arrogância em suas atitudes, sem contar o seu mal humor diário. Logo quando Lou começa seu trabalho, Will a trata mal, ele é extremamente irritante, confesso que fiquei com raiva dele sabe?! E ainda pensei:"Será que ele vai ficar assim todo o livro? Que porre heim".... Mas, conforme a leitura vai fluindo minhas dúvidas vão se desfazendo. Lou é a pessoa certa para cuidar de Will, afinal ela conseguiu fazer até com que ele risse, desse gargalhadas, esse fato que a muito tempo não ocorria. MAS Lou (sua catadeira), descobre um segredo (daqueles de cair da cadeira, de ficar com a boca aberta mesmo) e a partir desse segredo, tudo muda. Lou tem que correr contra o tempo...
A partir desse fato é que a história toma um rumo extremamente dramático (mais ainda do que já é). É nesse ponto que eu chorei, chorei meeeeesmo (aqueles de soluçar e ter que fechar o livro, não só para não estragá-lo, mas também por não ter mais condições, vibe ou qualquer outra denotação para o que eu estava sentindo naquele momento). Depois de respirar fundo e deixar o livro quietinho por quase um dia inteiro, retomei a leitura. A partir desse ponto, tudo o que Lou pensa ou faz é para Will. Todos os personagens envolvidos são interessantes. E em alguns capítulos a história é narrada por um desses personagens (eu adoooooro quando tem outros pontos de vista).
Como eu era antes de você: É um livro belo, cativante, extremamente surpreendente. Eu sei que teve muita gente que não gostou do final, já eu fiquei sem reação, tentando digerir tudo. Teve alguns momentos do desfecho que eu não gostei, ficou um pouco corrido sabe?! Aquela coisa de "TEM QUE TERMINAR"....Mas mesmo assim, o livro continua sendo belo, tocante e profundo. É uma história tão simples que toca na alma. Recomendo muito a leitura (vocês não tem ideia de quanto o livro mexeu comigo e o quanto foi difícil escrever sobre ele). Vale a pena ler e refletir sobre a vida...

Favorito ❤

11 comentários:

  1. Oi Ane, tudo bom?

    PARA TUDO QUE EU QUERO ESSE LIVRO AGORA!

    Amiga, só de ver que ele te despertou tantos sentimentos eu já fiquei com vontade de ler, e que segredo é esse que ela descobre? Nossa, juro que eu não esperava que o livro fosse tão bom, e que muito menos fosse emocionante.

    Já adicionarei aos desejados <3

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu li o livro. Não tenho muito o que comentar, já que na sua resenha perfeita você disse tudo.
    Um livro que muito mais do que emocionar toca em fatos da vida que geralmente não falamos, ou evitamos. Amei o livro também, e no fim... foi o que eu esperava, conhecendo Will como fiquei conhecendo, acho que foi perfeito.
    Beijos Ane.
    Parabéns querida, pela resenha linda e dica preciosa de leitura. *.*

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é mto triste SNIFF! Chorei litros.
    luxuriademenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! adoro ler e escrever, e por isso, fico por aqui. Amando seu espaço.

    ResponderExcluir
  5. Ai Meu Deus,
    Esse livro está entre os meus desejados, mas acabei não comprando ele esse mês, porque achei que era muito triste e não estou muito afim de ler algo triste. Acabei comprando O Pessegueiro.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oie :)

    Nossa esse livro me fez um bem danado parece que purifiquei a minha alma sabe ? adorei simplesmente fenomenal, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  7. Amei aqui ♥
    Visita meu blog? Se gostar segue? *Obrigada :3

    http://vidabeella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ane! Este livro é lindo, fiquei muito mexida com esta história e o melhor é que mesmo sendo um drama, tem humor em cada página, assim não fica tão pesado.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane,
    Estou simplesmente necessitando desse livro, não só porque a capa e o título me deixam suuuuuuuper curiosa, mas também porque até agora só vi resenhas positivas.
    Amei sua resenha, agora fiquei com muito mais vontade de ler.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ai, quero ler, mas tenho taaaaaaaaaanta coisa pra ler que nem sei por onde começar, hahahaha
    Beijos, espero vc no capuccinocomleitura.blgspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ane. Gostei muito do seu blog! Parabéns!
    Lerei esse livro em breve, está no meu Desafio Literário do ano! Espero gostar dele tanto quanto as pessoas têm gostado!

    Abraços,
    Samara - www.infinitoslivros.com

    ResponderExcluir