Sexta: E aí o que você está lendo?

Oi gente! Hoje é dia de saber o que vocês estão lendo, meus queridos leitores do blog. Primeiramente depois de terminar Faces de um Anjo, eu li Manual da Literatura Brasileira (em breve meu comentário, uma super dica), ia começar A Linguagem das Flores, mas em uma disciplina de Literatura temos que ler Triste Fim de Policarpo Quaresma. Esse livro tem muuuuitas edições na biblioteca da Faculdade, optei por este, pois é mais bonito e tem alguns comentários no rodapé (super útil para quem faz faculdade, sempre cai em prova alguma pergunta relacionada a uma palavra meio desconhecida).

Policarpo Quaresma é um major cheio de idéias nacionalistas que trabalha como funcionário público no início da República. Ao defender que o tupi se torne a língua nacional, é ridicularizado e depois internado como louco. Quando finalmente é solto, vai morar no campo e resolve transformar seu sítio em sede da reforma agrária. Apóia o marechal Floriano na Revolta da Armada mas é ignorado, acabando preso e fuzilado. Uma sátira impiedosa do Brasil burocrático, atual e reconhecível apesar de referir-se a um momento histórico marcante.

Na verdade, já li esse livro, mas eu estava no primeiro semestre e não tinha blog, então a releitura está sendo bem mais proveitosa. Parece que naquela época eu li sem prestar a devida atenção, sei lá, acho que eu também era diferente. Enfim... Logo, logo Resenha minha gente.


E aí o que você está lendo?

8 comentários:

  1. Li esse livro semana passada. Cara,esse livro é super atual além do mais que estamos prestes a retroceder nas leis brasileiras.
    Mas isso não vem ao caso, saiba que esse livro tem um final muito triste (como se entitula o livro) e que talvez decepcione certas pessoas e agrade outras,mas tudo é questão de gostar ou entender...
    Gosaria de perguntar: esse Manual de literatura brasileira é bom mesmo?
    Estou lendo a continuação da série Fallen o livro Paixão.A leitura tem me sido agradável...
    Acho que falei demais..

    Abraços

    raffaelpetter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Raffael, pode comentar o quanto quiser! Sim é muito bom, pode ser considerado um guia sabe... Tem tudo, a época do barroco, romantismo etc... Ae vem os autores dessas épocas, alguns poemas, pinturas, eu achei suuuuper completo! Beijooooos!

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo O Diário de Anne Framk, estou amando a leitura.
    Pretendo ler Triste Fim de Policarpo Quaresma, acho esse nome tão lindo.
    Depois quero vê o que acho do livro.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Oi Dany.... Eu AMOOOOOOOOOO o Diário de Anne Frank *.* Espero que estejas gostando!
    Jura que tu acha lindo? hehehehehe!

    Super beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oie :)

    Vou começar a ler Como treinar o seu dragão hoje e acho que vou amar, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  6. Policarpo é realmente muito bom!
    Eu também curso Letras e estou lendo Grande Hotel de Vicki Baum. É um livro muito bom que fala sobre a busca da felicidade. :)

    ResponderExcluir
  7. Tem uma Tag pra você no blog ! :
    http://mundoda-resenha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir