Livros que deveriam ser lido na escola.

Oi gente! Hoje o assunto é um tanto quanto chato, talvez. Como vocês, sabem (e estão praticamente carecas de saber), eu faço Letras e como futura professora acredito que alguns livros deveriam ser lidos nas escolas. O primeiro livro que eu recomendaria:

COM CERTEZA É EXTRAORDINÁRIO(resenha aqui). Esse livro é Top, trata de auto-estima, bullyng, as diferenças, enfim um prato cheio para os pré-adolescentes que estão na fase de descobertas e "zoações".
Outro livro superbacana para se trabalhar em sala de aula é da querida Lilian Reis (Resenha AQUI)
Muito bom para se trabalhar, família, perdas e sentimentos. Eu sou muito a favor da literatura nas escolas, eu lembro que no ensino fundamental, na aula de português, tínhamos um período para irmos para a biblioteca e escolhermos um livro para ler. Acho que foi a partir daí que admirei ainda mais a literatura. Viu, como um professor pode influenciar um aluno?! E agora um clássico;
Esse livro tem infinitas possibilidades! Mas a principal é a cultura, o nacionalismo a adquirirmos valorização pela pátria etc... Esses são meus livros TOP que com certeza trabalharia em uma escola. E vocês tem alguma sugestão?


12 comentários:

  1. Adorei essa postagem!
    Você poderia pensar de fazer uma continuação dela. As crianças estão bem estressadas de ler sempre as mesmas coisas, uma literatura nova iria instigar muito elas.

    Gostei mesmo!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parabéns pela postagem!! Realmente você soube escolher ótimos livros!! O primeiro eu não tinha ainda ouvido falar, mas a descrição que você nos deu dele dá uma ótima introdução da história e parece ser mesmo muito bom! Ah, e o último eu tenho aqui em casa! Hahahaha É um clássico!

    Parabéns pelo post e pelo blog, bjs!
    http://amoreoxigenio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, é preciso incentivar mais os alunos, mas acho que nada deveria ser obrigatório, pelo menos não de supetão, colocando clássicos entediantes como se fosse crime não lê-los.
    Hoje em dia a literatura nacional tem livros lindos e leves que as direções das escolas deveriam indicar.
    Gostei dos livros que você indicou, eu acrescentaria a série Harry Potter, que sempre faz muito sucesso entre os ré-adolescentes.
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/05/resenha-os-doze-passagem-livro-2-justin.html

    ResponderExcluir
  4. Ótimo incentivo, eu também sou super a favor de leitura na escola, desde o ensino infantil meus professores levavam a turma para a biblioteca, e também tenho esse gosto pela leitura por causa deles, só não lembro mais da minha professora kkkk
    Tem ótimos livros que poderiam ser inseridos na educação escola, eu sou suspeita por recomendar sempre a mesma coisa, mas acho que Pollyanna é uma boa escolha mostra que não é preciso estar sempre com raiva por não ter o que quer e que mesmo tendo pouco que podemos ser feliz, e essa é a essência da personagem algo que me emociona desde os onze anos.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Adorei o post, é muito importante trabalhar alguns assuntos na escola né, e atraves de livros penso que fica mais interessante.
    Gosteii!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  6. Não só esses, mas todos, de acordo com a idade de cada turma =D

    ResponderExcluir
  7. Oie flor.
    Ainda não li nenhum desses livros,mas estou super ansiosa.
    Extraordinário deve ser PERFEITO.
    Beijos

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. gostei do post, acho q esses livros devem ser bem legais, e deveriam mesmo ser lidos na escola, estou louca pra ler Extraordinário!

    Estou começando agora com meu blog, se puder fazer uma visita, e seguir, ficarei mt grata!

    http://www.livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. .



    A linguiça que o Lula
    não comeria...

    Detalhes no meu blog.

    silvioafonso


    Ah, estou te seguindo
    no seu.






    .

    ResponderExcluir
  11. Bom, concordo que a literatura deve ser intrínseca a escola e de preferência com livros bons e que irão agradar os leitores. A única coisa que não concordei é com o livro Eu, meu pai e meus outros amores, adoro a Lílian Reis, mas acho que há livros melhores que abordam o tema e que poderiam se usados em sala de aula. Parabéns pela postagem.

    http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não li nenhum desses livros ainda, mas tenho muita vontade. Principalmente Extraordinário e Eu, meu pai e meus outros amores, que estou morrendo de vontade á um bom tempo. Minha escola e meus professores nunca me influenciaram muito a ler, apenas alguns que fizeram isso porque já viam que eu gostava. Se dependesse da escola eu nunca seria leitora kkkk', enfim, eu acho que falta muita influência da escola nisso tudo, existem vários livros interessantes (como esses que você mostrou) mas a maioria das crianças/adolescentes tem preguiça de pesquisar e ler, a escola deveria ter seu papel em incentivar!
    Ótimo post!
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir