Contos Gauchescos: Trezentas Onças

Oi gente! Eu tive que ler alguns contos para a faculdade, então resolvi compartilhar com vocês. Esse conto está no livro Contos Gauchescos do autor (João)Simões Lopes Neto, como o próprio nome relata, são contos referente aos gaúchos.

O Conto selecionado foi Trezentas Onças, no qual as onças seriam o dinheiro. Simões nos trás um linguajar bem gaudério, mas meio em desuso que em alguns pontos do texto nos questionamos o seu significado.

O narrador Blau nos conta uma viagem que está fazendo à cavalo e com o seu cachorro. Ao longo da viagem Blau decide parar para se refrescar. Ao voltar para a cavalgada, já era noite, então decide parar numa estância. No outro dia, o gaúcho percebe que perdeu as trezentas onças, pensou até em se matar, pois seu chefe pensaria que ele tinha roubado.Como ele iria explicar que perdeu né?! O conto fala muito disso, de Honra e honestidade. O resto que eu ia falar é spoiler, então espero que vocês leiam. O conto é curto e perto do fim tem um trecho que diz: 
"-Louvado seja Jesus Cristo, patrício! (...)". Esse Patrício seria nós, os leitores. Como podem ver o conto é cheio de significado e as passagens são muito bem descritas. Confesso que tive que reler para poder compreender todo o texto.

O conto é um pouco difícil para quem não é do Sul compreender, mas igual vale muito a pena ler.
Quem quiser ler, encontrei um site que tem todo o conto


7 comentários:

  1. Oi Ane,
    não conheço esse autor, mas me interessei, gosto bastante de contos!
    Beijos e boas leituras!
    http://theserialreader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane,
    Não conhecia o autor, mas gostei muito, a capa não me agradou,mas a história é interessante!
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece um conto legal, não conhecia o autor também.
    Beijo, malvadona! kkk'

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane! Apesar de ser catarinense, como moro bem perto da fronteira com o Rio Grande tenho alguma familiaridade com o gauchesco. Parece bem interessantes os contos.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro contos, mas fiquei receosa quando li a ultima parte rs' apesar de conhecer muitos gaúchos, acho que vou me arriscar haha'

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite
    Gosto de ir pela internet a procura de blogs que me despertem interesse em ler ( adoro ) e seja legal, achei o seu interessante, além de que essa sugestão que você passou me agradou, por isso estou seguindo seu blog

    Abraços,
    Thiago - Trocyn Bão

    ResponderExcluir
  7. Oie flor
    Não conhecia esse livro, mas como adoro contos, achei bem interessante.
    Vou procurar para ler.
    Beijos

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir