TAG 6 Livros Clássicos

Oi Gente. Hoje trago a Tag da queridissssssima Fran do Blog Poesias, prosa e algo mais. Ela foi muito criativa ao criar essa tag e realmente me chamou muita a atenção. Ela fez em vídeo (Link), só não fiz, pois meu namor não está mais aqui, ele ia me dar uma mãozinha.

Meus 6 livros clássicos são:

1: Romeu e Julieta
Li nessa versão bem antiga, pois há muitas releituras e essa segue a original. Confesso que no começo não entendi, achei o vocabulário complicado, até por que é uma peça e na época não conhecia muito esse estilo de escrita, mas conforme vai passando as páginas, mais a obra consegue te cativar, te envolver. Não chorei com a leitura, mas com o filme eu tive algumas emoções (Leonardo Di Caprio seu lindo e muito jovem hehehe). Acredito que todos conhecem a história desse amor proibido.
O filme é antigo, mas vale muito a pena ler o livro e ver o filme, pois  em alguns momentos o filme fugiu da realidade da obra. Recomendo muito esse clássico. É lindo.
Trailer do Filme:
Romeo + Juliet





2: Concerto Campestre
Li esse livro para a escola (oeeee faz tempo). Aquela coisa, li obrigada para fazer um trabalho, mas mesmo assim, achei a história maravilhosa, muito criativa. Esse livro fala nos mostra  Lira Santa Cecília era o maior orgulho do Major da Guarda Nacional Antônio Eleutério de Fontes. Em meados do século 19, nas fronteiras vazias do pampa, um poderoso estancieiro mantinha uma orquestra particular. E entre a criadagem, o vigário, parentes e poucos amigos do vilarejo próximo à estância, ele ouvia, embevecido, os músicos executarem delicadas melodias para o seu deleite. Nesse clima mágico e insólito, o leitor se envolve num trama de suspense, na história do romance maldito entre o Maestro – mestiço e sedutor – e a bela Clara Vitória, única filha do estranho Major. Vale a pena conferir.

Assim como o livro anterior, também tem um filme da obra.
Trailer do filme:
Concerto Campestre



3: Dom Casmurro
Quem não leu Dom Casmurro, não sabe o que é um livro "doido", digo isso, pois logo no primeiro capítulo diz: "Não consultes dicionários, Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo" . Depois dessa só tenho uma coisa a dizer: LEIAMÉ uma leitura agradável(tive que ler para o vestibular, mas mesmo assim fluiu bem), mesmo com o personagem meio problemático. 
Sinopse no Skoob
Dom Casmurro






4:Madame Bovary
Noossa! Esse livro foi demais. Li ele na faculdade. No começo não entendia a Bovary, mas depois ela se tornou praticamente uma heroína pra mim. O romance conta a história de Emma, uma mulher sonhadora pequeno-burguesa, criada no campo, que aprendeu a ver a vida através da literatura sentimental. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com Charles, um médico interiorano tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Nem mesmo o nascimento da filha dá alegria ao indissolúvel casamento ao qual a protagonista se sente presa. Emma, cada vez mais angustiada e frustrada, busca no adultério uma forma de encontrar a liberdade e a felicidade. Apesar da intensa procura de uma vida digna, e o fato dela não se dar valor, dificilmente consegue sentir-se satisfeita com o que é e o que tem. É um livro que realmente vale a pena ler,com esse livro você vai sentir emoções diversas.

Trailer do filme:
Madame Bovary (achei esse interessante, pois os outros são franceses).

5: Triste fim de Policarpo Quaresma
Bom, esse livro foi amor e ódio. Já tinha lido para fazer o vestibular e não tinha gostado muito, parei na metade. Chegando na faculdade, tive que ler novamente. Num primeiro momento não gostei nenhum pouquinho da ideia, mas depois o livro realmente me conquistou. É um livro polêmico, pois revela o patriotismo de Quaresma. Ele acreditava que nós deveríamos falar Tupi, prosseguiu com essa ideia, levando essa ideia até para as autoridades. Após foi motivo de risos e levado ao hospício. Depois de passar algum tempo lá, foi para o interior, comprou algumas terras e  resolve transformar seu sítio em sede da reforma agrária. Apóia o marechal Floriano na Revolta da Armada mas é ignorado, acabando preso e fuzilado. Uma sátira impiedosa do Brasil burocrático, atual e reconhecível apesar de referir-se a um momento histórico marcante.

Trailer do filme
Triste Fim de Policarpo Quaresma (não encontrei o trailer, só o filme completo, se alguém se interessar aí está).

6: Iracema
Acho que todo mundo um dia já ouviu a famosa frase: "A virgem dos lábios de mel". O romance conta, de forma poética, o amor quase impossível entre um branco, Martim Soares Moreno, pela bela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel e de cabelos mais negros que a asa da graúna e explica poeticamente as origens da terra natal do autor, o Ceará. Confesso que achei um pouco triste, sou a favor do romance e de finais felizes. No livro, Iracema abandona sua tribo, tornando-se esposa do inimigo de seu povo. Quando mais tarde percebe que Martim sente saudades de sua terra e talvez de alguma mulher,Iracema começa então a sofrer. Nasce, então o filho do casal enquanto Martim está lutando em outras regiões.(não posso contar por que eu acho que é spoiler.

Espero que tenham gostado e se quiserem façam a Tag da Fran (dando créditos a sua criatividade).

11 comentários:

  1. Romeu e Julieta, é Romeu e Julieta né .. ÇLAKSKAÇLKS
    adorei teus livros clássicos *-*
    Beeijos,
    http://leitoraobsessiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho DOm Casmurro, mas livros classicos não são pra mim... nao consigo gostar rsrsrs

    Mas curti a tag!Q Muito legal!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa Tag!
    Já li todos esses livros e confesso que realmente são clássicos!
    Beijinhos
    Rízia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Anne, fiquei muito feliz por responder a tag. Adorei suas indicações. Desses que mencionou li Dom Casmurro e Romeu e Julieta, gostei muito dos dois.

    Beijos

    Fran Borges

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tenho problemas com clássicos, Dom Casmurro li até quase a metade assim como Vidas Secas, acho que não consegui terminar por ser obrigatório ler, mas espero um dia termina pelo menos Dom Casmurro.

    Beijos
    http://docetimidez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a tag! Eu nunca li nenhum clássico :// Morro de vontade de ler Romeu e Julieta! Vou providenciar compra-lo logo!
    Linda estou seguindo, se puder retribuir eu agradeço! :]
    contosdoces(.blogspot.com) -> Tire os parenteses!

    ResponderExcluir
  7. eu li Dom Casmurro quando eu tava no Ensino Médio, há muuuuuito tempo atrás srsrsr..
    É um dos poucos livros nacionais que eu gosto..
    parabéns pela matéria..

    bjim..
    Casa do Kame > http://houseofkame.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Shakespeare tinha que estar ai ! Nunca consegui terminar Triste fim de Policarpo Quaresma. Já tentei umas 5 vezes .-.
    Meu "top6" seria: Sonhos de Uma Noite de Verão, O Médico e o Monstro, Escrava Isaura, Capitães da Areia, Os Miseráveis e A Revolução dos Bichos.

    Carlos Magno
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Dom Casmurro: Definitivamente meu livro favorito de Literatura Brasileira!

    Beijos,
    Layla
    http://thelaylasnextexit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. O livro Iracema Definitivamente ótiiiimoooo
    Estou te seguindo
    Amei seu blog
    Da uma olhada no meu
    minhahistoriasendofeita.blogspot.com.br
    Bjos
    Thaís

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros clássicos *--* são a minha paixão ! Eu já li Triste Fim de Policarpo Quaresma, entretanto, não li os outros livro que você citou. Mas confesso que fiquei super curiosa, e irei ler todos com certeza.
    Seu blog está ótimo, eu adorei e já estou lhe seguindo.
    Convido você e seus leitores a seguirem o meu
    (http://lendoeaprendendoblog.blogspot.com.br/) -> tire os parenteses, beijos.

    ResponderExcluir