O lado positivo da Biblioteca

Oi gente! Bom acho que estava faltando postar algo de bom sobre a biblioteca né?! E posso afirmar de boca cheia que foi a MELHOR EXPERIÊNCIA que eu já tive, principalmente quando fui ensinada a RESTAURAR LIVROS. Nossa! É incrível e trabalhoso, confesso, mas muito gratificante. Infelizmente não tenho mais as fotos, pois algumas estavam no falecido orkut (Deus o tenha) e como deletei, perdi as imagens (droga). O que eu mais gostei foi de costurar o livro, sim se vocês pegarem o livro e abrirem bem, vocês logo observarão que ele tem uma costura, existem livros que são colados (esse requer muito cuidado, pois se algo der errado, tchau, tchau livro).
Escolhi essa imagem, pois me lembra o que eu fazia.
O primeiro passo é pegar um livro que esteja detonado, caindo mesmo as páginas, rasgado mesmo, após arrancar as páginas, tirar da costura e tudo mais(essa parte me deu um certo pânico, pois não tinha noção como funcionava eu só pensava: "Será que vai voltar ao normal?"). Depois é limpar as páginas (esse é o que dá mais trabalho, no começo é muito legal, mas depois vai cansando, pois o livro que restaurei tinha umas 200 páginas por aí) Fora que estava muito rasgado e para isso usamos um papel específico que com a cola ele desaparece e fica como novo. Já a parte de limpar é basicamente tirar aquele a sujeira  que fica quando as pessoas comem e pegam o livro, que muitas vezes  ficam uma "coisinha" ali. Tem que tomar muito cuidado com as páginas, até por que se perder uma, ou trocar, vai dar um sério problema. Depois que juntar as páginas vem a parte bacana, costurar o livro; tem todo um trabalho manual, de "ponto" até e conforme você for apertando ou não, vai dando o molde do livro. A pior parte é montar o livro, pois como os livros que restauramos eram precários mesmo, tivemos que fazer novas capas e montar a capa junto com a folha de rosto, isso foi trabalhoso demais por que eu não tenho dom de cortar reto, medir e etc.. Depois de tudo isso, é hora de colar a capa com a costura e o livro, isso leva dias, pois a cola é especial e só seca em ambiente seco, teve dias chuvosos e úmidos que prejudicaram alguns livros. Ver o livro pronto não tem explicação é incrível! Pena não ter nenhuma foto para mostrar.

10 comentários:

  1. Que interessante você ter aprendido isso! Deve ser muito bom esse trabalho pra quem ama os livros.
    Adorei o post e saber dessa sua experiência.

    Beijos. :**

    ResponderExcluir
  2. Nossa O.o
    Eu sempre me perguntei como seria o método de restaurar um livro.. Não sei o que imaginei mais era algo diferente.. não tem como explicar

    Aaaaaaah q invejinha (boa), a sensação de se ter em mãos um livro restaurado por vc mesma deve ser MARAVILHOSA..

    beijos, e nos conte mais.. amei saber disso

    http://vdsweetlove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá'
    Amei seu blog'
    Ta Lindo de mais'.
    Visita o meu?

    http://maqueemoda.blogspot.com.br/

    Um beijão'

    ResponderExcluir
  4. Ane,
    Esse seu post de hoje me lembro o livro Coração de Tinta já leu?
    Deve ser um trabalho incrível restaurar livros,
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Olá//
    Muito obrigada Dee novo pela Visita'
    Rsrs'*

    Estarei sempre Te Visitando, e espero que você também sempre visite o meu cantinho'

    http://maqueemoda.blogspot.com.br/

    Um Beijão'
    Volte Sempre Amoore"

    ResponderExcluir
  6. Adorei a postagem, sempre quis restaurar livros, embora eu não tenha paciência nem prática para isso, rsrs,

    Beijoooos,

    Juliana Rodrigues,
    http://ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. poxa pena q nao tem foto
    ah eu nao acho que conseguiria restaurar um livro
    mas seria legal tentar :)

    ResponderExcluir
  8. Que bacana esse post!!
    Trabalho super legal!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane!

    NOssa, que demais!!! isso deve ser algo mágico, restaurar um livro assim, aprender a fazer isso! Eu acho que ia adoraaar trabalhar numa biblioteca, mesmo com as outras situações que você conta aqui... kkkkk

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa...Eu admiro muito o trabalho dos restauradores de livros. Deve ser maravilhoso e muito gratificante mesmo ver os livros prontinhos e novos novamente. Parabéns!
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir